1ª apresentação do livro infantil da associação

Foi uma honra ter apresentado o livro nesta escola, pois fomos recebidos com carinho e dedicação.
Os meninos são de uma ternura e simplicidade que contagia quem está presente.
Durante o evento alguns meninos agraciaram-nos com uma pequena apresentação do nosso livro em forma de teatro estava lindíssimo, o grupo FORÇA3P adorou e eu (Vera Lúcia) sai mais rica deste evento. Rica em amor, carinho, dedicação.
Uma vez mais foi-me mostrado que SER DIFERENTE É SER ESPECIAL, e estes meninos são especiais pois são eles mesmos.
Os meninos que não participaram na peça de teatro, elaboraram e decoraram o espaço interior, estava muito bonito cheio de cor. Havia peixinhos, algas e estrelinhas do mar por todo o lado.
Não posso deixar de agradecer aos funcionários de ação educativa, a todas as professoras e professores por tornarem este fim de tarde magico.
Quero ainda agradecer às associações de pais do agrupamento Leonardo Coimbra (filho) que estiveram envolvidas neste projeto, sem eles e elas nada disto teria sido possível. Muito obrigada

 

Reunião de Maio de SIP Portugal

Mais uma reunião importante da Plataforma SIP Portugal, para o impacto da dor crónica.

Tivemos a presença de várias associações científicas de profissionais de saúde.

É super importante a presença da nossa associação, na defesa dos direitos e das necessidades de uma pessoa com dor crónica.

Foi assim a 2ª Marcha pela Vida Independente – Porto

Hoje foi realizada a 2 Marcha pela Vida Independente, dia Europeu da Vida Independente. Um dia para educar para a cidadania, para mostrar orgulho pela diversidade humana para reivindicar os direitos descritos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência subscritos integralmente por Portugal mas ainda não cumpridos.
Todos os dias são dias de luta, dignificar e respeitar quem tem o direito a uma vida independente sem limites impostos pela sociedade. Precisamos não calar… mostrar que a diversidade humana faz toda a diferença tendo o direito à igualdade, integração social, oportunidades no ambito academico e laboral, assistência pessoal, apoio para cuidadores…e muito mais…todos os dias são dias de VIDA INDEPENDENTE.💪💪

Núcleo da Espondilite Anquiolosante

A FORÇA3P criou um núcleo da espondilite anquilosante.
Agora estamos mais perto de si!

O que é a espondilite anquilosante?
A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crónica que afecta principalmente as articulações da coluna, que tendem a ser “soldadas” umas às outras, causando uma limitação da mobilidade (daí o termo anquilosante, que vem do grego “Ankylos” e significa soldagem, fusão). O resultado final é uma perda de flexibilidade da coluna vertebral, que se mantém rígida.

A prevalência da doença é muito variável, entre 10-20 casos/100.000 habitantes, consoante a prevalência do gene HLA-B27 nas populações (1-18%, consoante as raças e as diferentes séries da literatura), já que a doença se associa em 85-95% dos casos ao HLA B27.

Stress o inimigo invisível

Neste workshop debateu-se e aprendeu-se técnicas para lidar com stress,tendo dor crónica

– Conhecer o conceito de stress
– Conhecer a diferença entre o “bom” e o “mau” stress
– Identificar sinais e sintomas de stress
– Identificar doenças causadas por stress
– Executar um exercício prático de avaliação individual do nível de stress
– Conhecer estratégias para lidar com o stress

Workshop- A sexualidade e a dor crónica

A sexualidade por si só é um tabu na nossa sociedade, mas aliada à dor crónica ainda pior.
Queremos desmistificar a problemática da dor crónica e para isso é necessário abranger os mais diversos temas.
E este é um deles.
Se alguma parte do corpo doí, independentemente de se ser homem ou mulher, o sexo é obrigado a sofrer. Na medida em que sua vida sexual é afectada depende do grau da dor.

A boa notícia é que a dor não precisa de ser o fim de uma vida sexual satisfatória e gratificante. Na verdade, a pesquisa sugere que a actividade sexual, quando confortável, é muitas vezes seguida de várias horas de alívio da dor.
A interveniente deste workshop foi a Psicóloga Daniela Queirós.