Conviver com a dor: a importância do Amor

Webinar – Conviver com a dor: a importância do Amor

Webinar – Conviver com a dor: a importância do Amor
Dia 3 de Junho pelas 18:30h, estivemos à conversa com Ricardo Sousa
Significados de Amor:
Sentimento afetivo que faz com que uma pessoa queira o bem de outra;
Sentimento de afeição intensa que leva alguém a querer o que, segundo ela, é bonito, digno, esplendoroso;
Sentimento afetivo; afeição viva por; Sentimento por si mesmo/a;
Sentimento apaixonado por outra pessoa;
Viver por alguma coisa;
Amor é sinônimo de: afeto, amizade, adoração, devoção, zelo, cuidado.
Amor por si, amor pelo próximo, amor pela família, amor romântico… Tantas formas de amar…
Sabe qual é o amor que o move?
A importância que o amor tem para si?
Sente-se capaz de amar, mesmo sentindo dor?
Venha descobrir!
190591504_1221184085001975_7861850315695540917_n

O doente fala…

O doente fala…

Uma rubrica criada para que os nossos associados possam dar os seus testemunhos reais.

Nestes testemunhos iremos encontrar, medos, receios, sofrimento, esperança, força e muito mais, são pessoas que passaram por muito e tem muito a dizer.

É uma forma de darmos voz a quem não tem voz.

A Generosa foi o primeiro testemunho, seja você o próximo, nós estamos à espera do seu testemunho!

Conversas sobre Ansiedade (em tempo de covid)

Webinar . Conviver com a dor: a importância do Amor

Conviver com a dor: a importância do Amor

Webinar 28 de Maio – 21 h

A ansiedade é experienciada pelas pessoas no seu dia a dia, e caraterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas.
Apesar deste caráter normativo, quando a ansiedade persiste em certos contextos, interfere negativamente com a capacidade de desenvolver as atividades diárias e causa sofrimento físico e/ou emocional significativo, estamos perante uma patologia ansiosa.
182898242_4043668149057397_3245770144685689326_n

Webinar – Viver com dor crónica: é possível ser feliz!

 
 
 
 
Por que ser feliz? Sentimentos, é a definição mais pura que cada um tem, pois todos sentimos de maneira diferente e temos sentimentos diferentes. Além de que evidências científicas revelam diversos motivos para aspirar a uma maior felicidade e satisfação.
Será possível ser feliz com dor crônica?
Nós acreditamos que sim, o Ricardo também acredita que sim, foi notório que as pessoas presentes também pensam assim, pois a vida é feita de momentos.

Apresentação livro “Mulher doente, Mulher para sempre”

Este ano escolhemos a “Sensibilização” como tema unificador das nossas atividades, integrando várias perspetivas e linhas de ação. E foi neste sentido que pensamos em sensibilizar a população em geral através da escrita. Foram repensados e alinhavados os pormenores destas iniciativas e assim foi aprovado no plano de atividades dois lançamento, um para crianças e outro para adultos. É importante, é urgente falar na dor crónica. Por isso vamos falar.. Porque falar da vida, dos problemas, das nossas histórias, dói mas dói muito, pois parece ser mais fácil reclamar da vida. Temos uma certa tendência para ficarmos insatisfeitos e achar que estamos muito longe de tudo aquilo que um dia sonhamos, daquilo que um dia fomos e, quantas vezes, nos esquecemos daquilo que realmente importa. Todos nós precisamos de aprender a ter orgulho em quem somos, do que fazemos e do que temos. Precisamos de ser menos críticos e menos cruéis connosco, porque é urgente sabermos relevar as nossas falhas e fraquezas e celebrar as pequenas conquistas diárias. Os nossos dias são feitos de pequenos passos e é com o sucesso dos pequenos passos que vamos chegar onde queremos. Temos a certeza de que muitos se irão rever nestas personagens que, tal como eles, são reais e vivem em silêncio.

1ª apresentação do livro infantil da associação

Foi uma honra ter apresentado o livro nesta escola, pois fomos recebidos com carinho e dedicação.
Os meninos são de uma ternura e simplicidade que contagia quem está presente.
Durante o evento alguns meninos agraciaram-nos com uma pequena apresentação do nosso livro em forma de teatro estava lindíssimo, o grupo FORÇA3P adorou e eu (Vera Lúcia) sai mais rica deste evento. Rica em amor, carinho, dedicação.
Uma vez mais foi-me mostrado que SER DIFERENTE É SER ESPECIAL, e estes meninos são especiais pois são eles mesmos.
Os meninos que não participaram na peça de teatro, elaboraram e decoraram o espaço interior, estava muito bonito cheio de cor. Havia peixinhos, algas e estrelinhas do mar por todo o lado.
Não posso deixar de agradecer aos funcionários de ação educativa, a todas as professoras e professores por tornarem este fim de tarde magico.
Quero ainda agradecer às associações de pais do agrupamento Leonardo Coimbra (filho) que estiveram envolvidas neste projeto, sem eles e elas nada disto teria sido possível. Muito obrigada

 

Foto_20_Maio_ReuniãoSociedadesCientíficas2

Reunião de Maio de SIP Portugal

Mais uma reunião importante da Plataforma SIP Portugal, para o impacto da dor crónica.

Tivemos a presença de várias associações científicas de profissionais de saúde.

É super importante a presença da nossa associação, na defesa dos direitos e das necessidades de uma pessoa com dor crónica.

Foi assim a 2ª Marcha pela Vida Independente – Porto

Hoje foi realizada a 2 Marcha pela Vida Independente, dia Europeu da Vida Independente. Um dia para educar para a cidadania, para mostrar orgulho pela diversidade humana para reivindicar os direitos descritos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência subscritos integralmente por Portugal mas ainda não cumpridos.
Todos os dias são dias de luta, dignificar e respeitar quem tem o direito a uma vida independente sem limites impostos pela sociedade. Precisamos não calar… mostrar que a diversidade humana faz toda a diferença tendo o direito à igualdade, integração social, oportunidades no ambito academico e laboral, assistência pessoal, apoio para cuidadores…e muito mais…todos os dias são dias de VIDA INDEPENDENTE.💪💪